Para proteger as suas operações e o futuro dos seus investimentos segurança e transparência são fundamentais.
A infra-estrutura tecnológica da Ágora tem como uma das suas principais característica a escalabilidade, o que permite ajustar a sua capacidade com o crescimento da demanda sem impactar o desempenho das aplicações.
Para garantir a disponibilidade das informações, toda a infra-estrutura tecnológica da Ágora é redundante, permitindo que mesmo em casos de falhas de servidores, energia elétrica, ou telecomunicações os clientes continuem a operar sem qualquer interrupção.
A Ágora trata com muita seriedade a segurança de seus sistemas eletrônicos e as informações de seus clientes. Realiza grandes investimentos na infra-estrutura de segurança da informação, visando garantir a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade das informações armazenadas e processadas por seus sistemas.
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Outros procedimentos
Atenta à continuidade dos seus negócios, a Ágora desenvolveu um planejamento especifico que define todas as estratégias da Corretora em relação à ocorrência de desastres naturais ou incidentes decorrente de ameaças, vulnerabilidades e riscos a que a empresa está exposta e que afetem os seus principais processos de negócios.
O Plano de Continuidade de Negócios da Corretora é de vital importância para que a Ágora possa cumprir os compromissos assumidos junto aos clientes, independentemente de possíveis interrupções em seus processos de negócios.
Ciente dos riscos de perdas financeiras ocasionadas por disseminação de vírus, acessos indevidos, vazamento de informações e outros problemas que tornam vulnerável o sistema informacional das corporações, a Ágora criou função específica para tratar de Segurança da Informação. O ambiente de segurança da informação na Corretora baseia-se na conscientização dos colaboradores para a adoção de melhores práticas de segurança.
A Ágora considera estratégico o gerenciamento de riscos para o sucesso dos negócios, otimização de capital e seleção de melhores oportunidades de investimentos. Por esse motivo, se mantém comprometida com os processos de formalização, definição de estratégias e políticas de controle de risco com o objetivo de assegurar a boa saúde financeira dos clientes, mantendo-se resguardada a solidez da instituição.
A estrutura organizacional da Corretora é formada por profissionais dedicados integralmente à gestão de riscos e com reporte direto à alta administração, sendo segregada das áreas de negócios. A gestão integrada de riscos subdivide-se em três frentes:
Para gerenciar adequadamente os riscos, o Departamento de Risco conta com uma estrutura independente e focada nos seguintes objetivos:
Através destas ações, o Departamento preserva a solidez, garante mais versatilidade, velocidade e agilidade nos processos decisórios e proporciona mais segurança na análise de continuidade dos negócios da Instituição.
Na gestão de risco operacional, o Risco atua em parceria com o Departamento de Compliance com os seguintes objetivos:
Em observância dos padrões de controles internos adotados mundialmente e das normas internas da Corretora, a Ágora busca continuamente o aprimoramento das metodologias e ferramentas de controle e as avaliações de riscos nos processos organizacionais.
A Corretora dispõe de estrutura de Controles Internos que atua com foco em:
A Ágora possui os selos conferidos pelo Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&F, que evidenciam a excelência e qualidade dos processos internos da Corretora, em âmbitos operacional e administrativo.
O termo Compliance, originário do verbo inglês to comply, significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos internos e dos órgãos reguladores.
Dentre as suas principais atividades estão a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, a formulação de regras internas que visem à criação de ambiente de controle adequado e de acordo com as melhores práticas do mercado e a verificação da adequação da Corretora às regras internas e dos órgãos reguladores.
Posicionando-se como parceiro de todos os Departamentos, os colaboradores do Compliance atuam como consultores exclusivos das várias frentes da Corretora, auxiliando na superação das dificuldades do dia-a-dia, orientando na prevenção de problemas e colaborando para o sucesso de cada novo projeto, desde o seu início.
A estrutura do Departamento foca-se nos seguintes macro-objetivos:
A Ágora Corretora informa abaixo a relação entre o volume de negócios com atuação de Pessoas Vinculadas* e o volume total de negócios da corretora:
Confira aqui o Relatório atual.
(*) Serão consideradas Pessoas Vinculadas:
(i) os administradores, empregados, operadores e prepostos da Corretora;
(ii) os agentes autônomos; (iii) demais profissionais que mantenham, com a Corretora, contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à atividade de intermediação;
(iv) sócios ou acionistas da Corretora, pessoas físicas;
(v) os sócios, acionistas, e sociedades controladas direta ou indiretamente pela Corretora, pessoas jurídicas, excetuadas as instituições financeiras e as instituições a elas equiparadas;
(vi) cônjuge ou companheiro e filhos menores das pessoas mencionadas nos incisos “i” a “iv”.
A Ágora não opera carteira própria e estão disponibilizadas as operações e ordens realizadas apenas por pessoas vinculadas à Corretora.